Filmes

O que são Palestras Espíritas?

 

Palestras espíritas são uma das várias maneiras de se estudar a Doutrina Espírita. A literatura Espírita é considerada uma das mais vastas de todas as religiões vigentes. Seu acervo compreende milhares de títulos e milhões de pessoas, Espíritas e não-Espíritas possuem algum livro da Doutrina.

Segundo a FEB – Federação Espírita Brasileira, existem hoje no Brasil mais de 14 milhões de Espíritas, mas somente 4 milhões declararam professar esta religião no Censo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010.

Livros Espíritas

O mercado editorial Espírita (com mais de 180 editoras) faturou mais de R$500 milhões em 2010. O Brasil possui mais de 10 mil Centros Espíritas e mais de 150 milhões de livros espíritas já foram vendidos no Brasil – 70% dos títulos são de obras psicografadas (Fonte: Revista Superinteressante, maio/2012).

O Livro Espírita parece imbatível, existem pessoas que não renunciam ao livro físico (impresso). O toque, o passar das páginas, as lágrimas molhando o papel e o abraço no final:

“Que pena que acabou!”.

Os novos leitores começam a adotar outros hábitos e parecem preferir algo mais eletrônico, lendo e estudando no computador ou smartphone e nos E-readers. E as plataformas digitais como o YouTube, são acessadas por milhões de leitores todos os dias. O efeito disso é a oportunidade de colocar um bom acervo à disposição dos acessantes que procuram sempre por bons conteúdos.

A divulgação da Doutrina Espírita através de palestras se mostra como um caminho sem volta e está atraindo milhares de pessoas pela facilidade de acesso e da possibilidade de ver e ouvir um palestrante famoso sem sair de casa.

O estudo da Doutrina através das palestras Espíritas

Mas como vamos fazer um estudo da Doutrina Espírita através de palestras? Existem tantas, por onde começar? Quais os temas devo escolher? Quais são os melhores conteúdos?

Se você já conhece a Doutrina Espírita, deve escolher pelo título ou tópico que gostaria de se aprofundar, e uma palestra confiável, pode lhe trazer boas ideias e aproveitar para dar uma “olhadinha” na bibliografia que o palestrante citou, não é mesmo?

Caso seja neófito (novato), comece pelos princípios básicos da Doutrina Espírita, pela filosofia Espírita, pelas provas científicas do Espiritismo e pelos conteúdos evangélicos, aprendendo a ética e a moral de Jesus Cristo.

Para você não enjoar de início, procure vídeos de palestras de curta duração, e depois aquelas mais longas e mais ricas de conteúdo.

Palestra Espírita sobre reencarnação

Nesta palestra, Divaldo Franco apresenta as pesquisas de Charles Robert Richet e sua teoria Metapsíquica. Apresenta também as teorias da reencarnação do ponto de vista das religiões orientais, na Índia, como o Vedanta, Os Upanishads (RigVeda), o Livro dos Mortos do Egito e a divulgação das filosofias de Sócrates, Platão e outros.

Cita o Prof. Hemendra Nath Banerjee (Indiano), um dos mais conhecidos pesquisadores sobre reencarnação. Desenvolveu seus trabalhos no Departamento de Parapsicologia da Universidade de Rajasthan, Índia.

Em 1979, publicou o livro Vida Pretérita e Futura, um relato de 25 anos de pesquisas na área da reencarnação descrevendo mais de 1.100 casos estudados despertando o interesse de estudiosos, dentre os quais se destacou o Prof. Ian Stevenson, da Universidade de Virgínia, autor do livro Vinte Casos Sugestivos de Reencarnação.

Divaldo Franco utiliza-se de ricos exemplos históricos, bíblicos, psicológicos e de vida para desmistificar as posturas (citadas pelo Prof. Banerjee) daqueles grupos de pessoas que não creem na reencarnação.

Assim como a existência de Deus, a Reencarnação é o princípio dogmático da Doutrina Espírita e dele decorrem os outros princípios (a imortalidade da alma, a pluralidade dos mundos habitados, a comunicabilidade dos Espíritos). Acompanhe esta palestra que tem duração de 1h:28min.


Palestra espírita sobre Mediunidade

A Mediunidade é capacidade do ser humano de entrar em contato (intercâmbio) com o Mundo Espiritual e intermediar as comunicações entre os vivos e os que habitam as regiões espirituais no espaço infinito do universo. É uma capacidade de caráter fisiológico, e dessa forma cada pessoa possui uma capacidade diferente das outras.

A Mediunidade era conhecida desde a antiguidade com diferentes denominações, como Profetismo, Carismático, Dom, Paranormalidade, entre outros.

No Livro dos Médiuns, Allan Kardec assevera que todos somos médiuns, todos temos a capacidade mais ou menos relativa dessa faculdade. Ela é inerente à todas as criaturas humanas.

Em algumas pessoas ela é muito bem pronunciada, presente, ostensiva e em outros sequer se percebe tal capacidade. Sonhos, intuições e premonições são indicativos da Mediunidade em nós.

Imortalidade da alma

As comunicações dos Espíritos são a comprovação da imortalidade da alma, da sua individualidade e da possibilidade da comunicação entre os vivos (encarnados) e mortos (desencarnados).

O “Correio de Luz” do médium Francisco Cândido Xavier ficou muito famoso durante 60 anos no Brasil, quando as mensagens dos Espíritos familiares encantavam seus entes queridos e traziam consolo a todos.

Em entrevista ao Programa TRANSIÇÃO, Divaldo Franco é entrevistado e responde sobre o tema da Mediunidade, vale a pena acompanhar para entendermos o conceito e as consequências do seu uso (educação da Mediunidade ou seu desenvolvimento) e abuso (as obsessões).

Conflitos Familiares

As famílias podem viver em harmonia de seus membros ou passar por determinadas dificuldades ou conflitos no seu relacionamento. Os pais constituem os primeiros educadores que devem ter uma conduta compatível com aquilo que ensinam. Somente o bom exemplo é capaz de transformar as criaturas para melhor. E os filhos (severos e críticos, em sua maioria) são as dádivas Divinas para nosso aprimoramento, em conjunto.

Na palestra sugerida abaixo, Divaldo Franco aborda este tema em entrevista ao canal TV Nova Luz, de uma maneira singular. Aproveite e aprenda com estes momentos enriquecedores, divididos em 2 partes.



 

Postar um comentário

0 Comentários